Antigo Palácio Real de Praga

Antigo Palácio Real de Praga
Praga . Prague Region . República Checa
 
O Antigo Palácio Real é a sede histórica dos soberanos da Bohemia desde o século XII antes do poder ser deslocado ao castelo, atual sede dos escritórios do presidente da República. Este palácio constitui um excepcional espaço histórico na qual destaca-se a sala Vladislav, a maior sede secular da Europa Medieval.

Os documentos históricos já mencionam a existência de um palácio de madeira nos séculos IX e X situado nos arredores onde está atualmente o castelo. A fundação do palácio românico remonta, junto com a Capela de Todos os Santos (reconstruída mais tarde), no século XII, época do reinado de Soběslav I (a partir de 1135). Dois períodos de construções importantes marcaram o aspecto atual do Palácio Real: os trabalhos iniciados no século XIV por Carlos IV e os posteriores de Ladislao Jagellón de Bohemia em 1483. Cabe mencionar igualmente a reconstrução parcial realizada depois de um incêndio no século XVI e as reformas feitas sob o reinado da Imperatriz Maria Teresa de Habsburgo.

Construído sob o reinado de Ladislao Jagellón entre 1492 e 1502, o espaço mais deslumbrante do Palácio Real é a Sala Vladislao, majestuosa sala de cerimônias cujas dimensões excepcionais superam tudo o que havia sido feito antes: 13m de altura, 62m de comprimento, 15m de largura. O arquiteto da corte Benedikt Ried soube mesclar elementos decorativos do gótico extravagante e do primeiro período renascentista. A sua extraordinária abóbada nervurada assusta pelos os seus elementos decorativos em forma de rosetas.

Os eventos mais prestigiosos da corte aconteceram nesta sala: danças, assembleias, cerimónias de coroação, audiências reais, torneios... os cavaleiros podiam entrar diretamente na sala pelas escadas de cavaleiros.

Atualmente, a sala Vladislao alberga as eleições presidenciais e continua a servir de sede das cerimónias de Estado mais importantes.

Desde a Sala Vladislao, pode-se chegar a:
- O terraço exterior, o qual fornece uma magnífica vista aos jardins e ao bairro de Malá Strana.
- A Capela de Todos os Santos, reconstruída no século XVI e onde está o túmulo de São Procope.
- A ala Luis, onde encontram-se as salas de reunião dos oficiais de Chancelaria da Bohemia e a Câmara do Conselho Imperial.
- A Sala da Dieta, construída em 1541 e inspirada no modelo da Sala Vladislao. Esta sala servia de recinto para as reuniões da Dieta, oferecida pelo imperador e onde é possível observar uma distribuição hierárquica dos postos segundo a importância dos eleitores.
- A Sala dos registos (situada no primeiro piso), onde eram guardadas as discussões da Dieta. Os muros e a abóbada da entrada estão decoradas com diversos escudos.

Os espaços românicos e góticos mais antigos do castelo, situados na grande sala Vladislao também são acessíveis ao público e é possível visitar uma exposição permanente sobre a história do Castelo de Praga.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 4054
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.093234   -   Lon : 14.398228000000017
N50° 5' 35.6424 "       E14° 23' 53.620800000061"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Antigo Palácio Real de Praga
Se conhece Antigo Palácio Real de Praga Deixe o seu comentario

  OBRIGADO