Bairro Judeu (Praga)

Bairro Judeu (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
O velho bairro judeu, arrasado por uma campanha de saneamento que aconteceu entre os séculos XIX e XX, realmente não existe atualmente. No entanto, sempre é possível visitar as diversas sinagogas históricas e o velho cemitério judeu.

A comunidade judaica de Praga foi uma das mais importantes da Europa e sua presença na cidade está comprovada desde o século VIII. Inicialmente dispersa, a comunidade de judeus reagrupou-se nos arredores da Cidade Velha desde o século XVIII no centro de uma cidade judaica com jurisdição autônoma. Esta comunidade viveu uma história bastante agitada, na qual alternan-se períodos de perseguição (discriminações, expulsões) com períodos mais calmos que permitiram o desenvolvimento de uma inestimável riqueza cultural: no final do século XVI e princípios do século XVII (período do célebre Rabbi Low e do prefeito da cidade judaica Marcus Mordecai Maisel), o reino de Joseph II no final do século XVIII (do qual o bairro judeu foi nomeado de Josefov em sua homenagem), ou a princípios do século XX com a emergência dos grandes escritores de língua alemã como Franz Kafka e Max Brod.

Ao final do século XIX, o estado de insalubridade do bairro judeu levou o conselho municipal a lançar uma grande campanha de ''saneamento'' (asanace em tcheco), que levou a destruição quase total do bairro. Suas ruas de labirinto foram substituídas por amplas avenidas que albergam bonitos edifícios burgueses. A mais importante é a rua de Paris, atualmente cercada por lojas de luxo. As sinagogas históricas e o velho cemitério escaparam desta brutar reabilitação urbana.

Visitar o bairro judeu

- O museu judaico de Praga: com exceção da sinagoga Velha-Nova, todas as sinagogas históricas (Klaus, Maisel, Espanhola, Pinkas) e o velho cemitério são administrados pela comunidade judaica através de uma única estrutura institucional. As ricas coleções do museu judeu, entre as mais importantes do mundo, estão expostas em diferentes lugares acessíveis com uma entrada única.

- A sinagoga Velha-Nova, um dos edifícios góticos mais antigos de Praga. O culto ainda é celebrado hoje em dia.

- Fazer compras na luxuosa rua de Paris (Pařížská).

- Visita do Museu de Artes decorativas.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3586
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.090022   -   Lon : 14.41803040000002
N50° 5' 24.0792 "       E14° 25' 4.909440000072"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Bairro Judeu (Praga)
Se conhece Bairro Judeu (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO