Basílica de São Jorge (Praga)

Basílica de São Jorge (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Por trás de uma fachada barroca e no centro da área do Castelo de Praga, encontra-se esta basílica, a qual possui uma sobriedade inesperada. As vistas panorâmicas desde as torres brancas da basílica são uma das mais conhecidas de Praga. Vestígio romano de valor incalculável, a catedral, assim como o convento de São Jorge, serviram de mausoléu real durante a Idade Média.

A visita da igreja é independente a do resto do convento, no qual encontram-se coleções de arte do século XIX, propriedade da Galeria Nacional.

A Igreja de São Jorge, fundada no ano 920, foi junto com a Catedral de São Vito um dos primeiros edifícios de pedra constuídos no Castelo de Praga. O prédio atual relembra a metade do século XII, quando o convento foi destruído por um incêndio terrível.

A brancura da pedra de calcário, o caráter maciço de suas colunas... cada elemento oferece austeridade e solenidade, que contrasta com o interior bucólico.

Há muito tempo atrás, a igreja servia de lugar de sepultura ao membros da dinastia Přemyslida, da qual formava parte Santa Ludmila, a avó cristã de Santo Wenceslao. Os restos da Santa, padroeira da Bohemia, foram transferidos no século XII a uma tumba esculpida por Peter Parler, arquiteto da Catedral, localizada na capela que leva o nome de Santa Ludmila. A maioria das tumbas encon tram-se no chão, com exceção dos restos mortais de Vratislas I, enterrado em um gabinete esculpido que data o século XIV.

Na parte oeste do edifício pode-se admirar um magnífico auto-relevo que representa a São Jorge e o Dragão, rodeado por um retrato de princípios do renascimento da Bohemia, obra de Bénédikt Ried, arquiteto talentoso da Sala Vladislao do antigo Palácio Real.

O convento de São Jorge é adjacente a igreja. Nos anos 970, as freiras beneditinas tomaram conta do lugar para fundar o convento mais antigo de Bohemia. Composto por moças de famílias nobres, às vezes procedentes da família real, o convento teve um prestígio enorme durante a Idade Média. Fechado em 1782, o convento foi ocupado por diferentes instituições antes de ser utilizado pela Galería Nacional de Praga para albergar esplêndidas coleções de pinturas do século XIX.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3891
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.093234   -   Lon : 14.398228000000017
N50° 5' 35.6424 "       E14° 23' 53.620800000061"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Basílica de São Jorge (Praga)
Se conhece Basílica de São Jorge (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO