Capelas dos Passos - São Francisco (Estremoz)

Capelas dos Passos - São Francisco (Estremoz)
Estremoz . Évora . Portugal
 
Da responsabilidade da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, foram erigidas por esta em inícios do século XVIII. Inicialmente cinco, desapareceu, em 1960, a que estava junto da extinta Igreja de Santo André. As restantes, que são bastante semelhantes, estão situadas na Rua da Porta da Lage (no Bairro de Santiago), na embocadura da Rua Alexandre Herculano (antiga Rua de Malfor) com o Largo do Espírito Santo, no alçado exterior direito da Igreja de São Francisco e, finalmente, do lado esquerdo da frontaria do Convento das Maltesas. Ou seja, acompanham exactamente o percurso da já então existente Procissão do Senhor dos Passos, que em Estremoz se realiza no domingo anterior ao Domingo de Ramos.

A sua beleza muito deve ao mármore utilizado na sua construção, onde se destacam os brancos e os raiados com veios negros. As fachadas mostram-nos volutas enroladas, o emblema da Irmandade e as Chagas de Cristo. Outros elementos característicos do exterior são os pináculos piramidais ou os batentes de madeira almofadada. No interior destacam-se os altares de mármore decorados com vieiras e decoração geométrica, não esquecendo os belos retábulos.

Rossio Marquês de Pombal (Norte), Estremoz

Mas o maior realce terá que ser dado aos frescos que representam a Paixão de Cristo, com os versos em latim correspondentes, e aos painéis de azulejo, provavelmente da oficina dos Bernardes, do primeiro terço do século XVIII. Estes últimos apresentam motivos com meninos atlantes e pilastras. A temática varia de capela para capela, sendo no entanto toda referente aos momentos finais da vida de Jesus Cristo.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3092
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.843487207928426   -   Lon : -7.58642407033085
N38° 50' 36.553948542334 "       W7° 35' 11.12665319106"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Capelas dos Passos - São Francisco (Estremoz)
Se conhece Capelas dos Passos - São Francisco (Estremoz) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO