Casa da Convenção de Evoramonte

Casa da Convenção de Evoramonte
Evoramonte . Évora . Portugal
 
Este edifício é arquitectonicamente vulgar, de cariz regional, rural, de planta rectangular, com dois pisos e sem qualquer trabalho de cantaria a assinalar. Toda a habitação foi construída tendo por base a pobre alvenaria. Na fachada principal possui apenas uma porta de entrada e duas janelas, uma das quais muito pequena.

Para indicar esta casa como o local onde foi assinada a Convenção de 1834, foi colocada entre o lintel da porta e a janela acima desta, uma placa em mármore branco de Estremoz com a seguinte inscrição pintada a negro: EM 26 DE MAIO DE 1834 N’ESTA CASA DE JOAQUIM ANTONIO SARA/MAGO FOI ASSIGNADA A CONVENÇÃO DE EVORAMONTE QUE RESTABELECEU A PAZ EM PORTUGAL.

A placa foi aqui colocada por iniciativa do proprietário do imóvel, entre o final da década de vinte e o princípio da de trinta do século XX, aquando da realização de reformas nesta habitação. A presente placa veio substituir um simples dístico era igual há que hoje podemos observar.

O estremocense Joaquim António Dias Saramago, além de médico nesta zona, era nessa época administrador do concelho sendo, e tal como indica a placa evocativa do acontecimento, igualmente o proprietário do imóvel, local onde as partes intervenientes na Guerra Civil se sentaram e assinaram a Convenção. No ano seguinte, encontramo-lo como Juiz do Celeiro Comum desta povoação.

Rua da Convenção, 41, Evoramonte

Imóvel sito na antiga Rua Direita, hoje designada por Rua da Convenção por aqui estar a casa onde foi assinada uma Convenção entre os Absolutistas e os Liberais, a qual finalizou com a Guerra Civil em Portugal.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3526
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.76522042086622   -   Lon : -7.715987893254123
N38° 45' 54.793515118392 "       W7° 42' 57.556415714843"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Casa da Convenção de Evoramonte
Se conhece Casa da Convenção de Evoramonte Deixe o seu comentario

  OBRIGADO