Casa Municipal de Praga

Casa Municipal de Praga
Praga . Prague Region . República Checa
 
Inaugurado em 1912, este bonito prédio de ''Art Noveau'' tem sido, desde a sua criação, o local de encontro por excelência da sociedade de Praga. A Casa Municipal alberga dois restaurantes, um café, um bar americano, salas de exposição, várias salas de recepção... e uma das mais belas salas de concerto da cidade: a Sala Smetana.

No prédio atual, situava-se o antigo palácio imperial edificado em finais do século XIV pelo imperador Wenceslao IV. Apartamentos reais durante um século, convertidos em seminário e logo em quartel, o prédio foi pouco a pouco abandonado antes de ser destruído em 1902.
Em plena era do Renascimento Nacional, ao mesmo tempo que os alemães tomaram conta da rua Na Prikopě, os tchecos expressaram a vitalidade da sua cultura com a construção de um edifício polivalente onde se ofereciam atividades culturais acessíveis a todos e no qual celebra-se o prestígio da cidade. A fachada monumental da entrada principal ressalta um mosaico alegórico da ''A apoteosis de Praga''.

O estilo Art Nouveau não foi escolhido por casualidade apesar de ter sido considerado fora de moda a princípios do século XX. Esta época assistiu ao triunfo das artes decorativas em toda a europa, por isso uma geração de artistas – arquitetos, escultores, pintores, mosaístas, estucadores, ebanistas, vidreiros – uniram seus talentos para criar uma obra maestra com uma decoração impressionante.
Durante um passeio pelo centro histórico, entre em um hall para admirar o prestigioso café, completamente renovado, e o famoso restaurante francês, cujas escadas são compostas de cerâmicas que evocam a antiga cidade de Praga, o sótão onde está a cervejaria Pilsen (Plzenska Restaurace) apreciada pelo seu encanto bucólico e bar amerciano.

A sala de concertos Smetana (com capacidade para 1300 pessoas), é o espaço mais prestigioso do local (também sede da Orquestra Sinfônica de Praga ou FOK). Seu repertório demonstra um interesse pelos êxitos internacionais do século XX (Ravel, Gershwin...), mas também pelos grandes clássicos da música Tcheca dos séculos XIX e XX. A Casa Municipal estréia a cada ano o Festival da Primavera de Praga com a obra de Bedřich Smetana, Má Vlast (« Minha Pátria »).

Assim como no Rudlfinum, tome cuidado com os espetáculos de baixa qualidade que são apresentados fora dos concertos da Orquestra Sinfônica de Praga ou durante os festivais. A sala Smetana é frequentemente alugada por conjuntos musicais privados.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3326
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.08762280000001   -   Lon : 14.42824870000004
N50° 5' 15.442080000036 "       E14° 25' 41.695320000144"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Casa Municipal de Praga
Se conhece Casa Municipal de Praga Deixe o seu comentario

  OBRIGADO