Mina de São Domingos

Mina de São Domingos
Minas de São Domingos . Beja . Portugal
 
A mina e a respectiva aldeia das Minas de São Domingos correspondem a um antigo couto mineiro. Possuíam ligação ao porto fluvio-marítimo do Pomarão, no rio Guadiana, por meio de um caminho-de-ferro de via reduzida, com cerca de 15 km de extensão, a Linha São Domingos - Pomarão.
O complexo mineiro está incluído na Zona de Protecção Especial do Vale do Guadiana (Rede Natura 2000) assim como classificado como Conjunto de Interesse Publico desde 2013.
A tradição mineira na zona de São Domingos remonta aos Fenícios e Cartagineses e, depois destes aos romanos, cujo labor mineiro se estendeu desde o inicio do séc.l até aos finais do séc.lV,sendo o seu principal objetivo a extração de cobre, ouro e prata.
A exploração mineral no local de São Domingos é anterior à invasão romana da península Ibérica, período em que os trabalhos se intensificaram com a exploração do "chapéu de ferro" que cobria a massa piritosa, para a exploração de cobre, ouro e prata.
Em 1858 tem início a moderna exploração da mina, por iniciativa da companhia de mineração "Mason & Barry"
Os trabalhos prolongaram-se até 1965, ano de esgotamento do minério e de encerramento da mina. Neste período, a lavra foi feita a céu aberto até aos 120 metros de profundidade, tendo os trabalhos continuado por meio de poços e galerias até aos 400 metros.
Com o fim da extracção mineira, a aldeia entrou em decadência.
Esta foi a primeira aldeia do país a ter luz eléctrica.
Partilhado por: Antonio Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3493
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 37.672815   -   Lon : -7.49812
N37° 40' 22.134 "       W7° 29' 53.232"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Mina de São Domingos
Se conhece Mina de São Domingos Deixe o seu comentario

  OBRIGADO