Vila de Mértola

Vila de Mértola
Mértola . Beja . Portugal
 
Num passado remoto, em particular até à definição da linha de fronteira com Castela, que a isolaria da secular ligação ao resto da Andaluzia, Mértola era um importante e animado posto comercial, o porto fluvial mais a Norte da grande estrada que era o Guadiana.

Nas terras deste concelho existem vestígios de Mértola ter sido um entreposto comercial importante na época dos Fenícios, Cartagineses, Romanos e Árabes, devido à existência de via fluvial e terrestre com ligação ao Sul da península.

A toponímia seria Myrtilis, na época romana, passando a ser posteriormente Mértola.

Os Árabes deixaram uma fortaleza, posteriormente ocupada pelos cristãos, e uma mesquita, que veio a ser transformada em igreja paroquial da sede do concelho. Em 1238, D. Sancho II conquista Mértola aos mouros, doando a vila à Ordem de Santiago para esta a repovoar.

No século XIII, iniciou-se o povoamento definitivo destas terras, facto comprovado pelos achados arqueológicos dessa época. Em Alcaria Longa existem diversos testemunhos da presença de comunidades pastoris. Recebeu novo foral em 1512, por D. Manuel. No século XIX e ainda no século XX, a economia de Mértola dependia muito da exploração das minas de S. Domingos, que se transformaram num grande centro de extracção de pirite cúprica.

Fontes: Wikipédia; mertolaonline; herancasdoalentejo


Mértola é uma vila portuguesa do distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de 3 100 habitantes. A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana, imediatamente a montante da confuência da ribeira de Oeiras.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 279,40 km² de área e 8712 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Beja e de Serpa, a leste pela Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e por Castro Verde.

No concelho predominam as actividades ligadas ao sector primário, com a agricultura, pecuária e apicultura, seguidas do secundário, com as indústrias de carpintaria, fabrico de móveis, oficina de ourivesaria, tecelagem, serralharia civil, construção civil e panificação.

No sector terciário destaca-se a hotelaria, actividade ligada ao turismo.

Apesar da sua importância, a agricultura ocupa somente uma área de cerca de 3% da área concelhia, destacando-se os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, frutos secos, pousio, olival e prados e pastagens permanentes.


A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de ovinos, aves e suínos.

Grande parte dos terrenos concelhios, cerca de 12 001 ha, corresponde a área florestal.


Fonte: Wikipédia; mertolaonline; herancasdoalentejo

- Visita ao Castelo de Mértola (séc. X) e seus museus.
- Visita à antiga Mina de São Domingos (circuito com placards explicativos da actividade mineira e da geologia da zona)
- Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (antiga mesquita do séc. XII)
- Festival Islâmico (próxima edição em 2011)
- Parque Natural do Vale do Guadiana
- Visita às caves da produtora de vinhos "Herdade dos Grous" (a cerca de 40 minutos de carro de Mértola).

Fonte: Wikipédia; mertolaonline; herancasdoalentejo
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4889
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 37.651945755772544   -   Lon : -7.659411717968753
N37° 39' 7.0047207811585 "       W7° 39' 33.882184687511"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Vila de Mértola
Se conhece Vila de Mértola Deixe o seu comentario

  OBRIGADO