Clementinum de Praga

Clementinum de Praga
Praga . Prague Region . República Checa
 
Antigo colégio jesuíta símbolo da reconquista católica, o Clementinum de Praga é um amplo conjunto barroco localizado no coração da Cidade Velha. Ao redor de suas 4 torres encontramos: a biblioteca nacional, duas igrejas e três capelas, salas de exposições e de concertos, uma torre astronómica.

Construído no lugar de um antigo monastério dominicano, o edifício tem o nome de um antigo santuário romano, a igreja de São Clemente.
Chegando a Praga na metade do século XVI, os jesuítas convertem-se em uma congregação muito potente logo depois da batalha da Montanha Branca (1620), desempenhando um papel importante durante a "re-catolização" da Bohemia. O colégio, tão prestigiado como a Universidade de Praga, foi um dos centros docentes mais importantes da cidade na época barroca, o qual era muito apreciado pelas famílias nobres.
Sua construção prolongou-se por muitas décadas desde a metade do século XVII e princípios do XVIII. Arquitetos ilustres como Carlo Lurago ou Kilian Ignaz Dientzenhofer dedicaram tempo a sua construção.
Depois da proibição da Companhia de Jesus em 1773, o Clementinum seguiu sendo um centro docente que albergava igualmente uma imprensa. Ao mesmo tempo, este recinto foi convertido na sede de diversas instituições culturais, entre as quais carbe mencionar a biblioteca imperial que mais tarde passaria a ser nacional.

Além de visitar a igreja barroca de São Salvador (Praça dos Cruzados, em frente a Ponte de Carlos), pode-se reservar visitas guiadas regulares do Clementinum, as quais incluem:
- A Capela dos Espelhos, desenhada por Dientzenhofer e decorada com espelhos, estuque e afrescos ilustrativos da vida da Virgem Maria;
- A Grande Biblioteca Barroca e sua coleção histórica de globos terrestres;
- A Torre Astronômica, antigo observatório com vista panorâmica da Cidade Velha.

Concertos de música de câmara são organizados com frequência na capela dos espelhos.(principalmente música barroca).


Horários de abertura:
Janeiro - março: todos os dias entre 10h-17h (última saída às 16h)
Abril: todos os dias entre 10h-18h (última saída às 17h)
Maio - agosto: todos os dias entre 10h-20h (última saída às19h)
Setembro: todos os dias entre 10h-19h (última saída às 18h)
Outubro - dezembro: todos os dias entre 10h-18h (última saída às 17h)
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3443
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.0865979   -   Lon : 14.41601860000003
N50° 5' 11.75244 "       E14° 24' 57.666960000108"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Clementinum de Praga
Se conhece Clementinum de Praga Deixe o seu comentario

  OBRIGADO