Cidade de Portimão (Algarve)

Cidade de Portimão (Algarve)
Portimão . Algarve . Portugal
 
Portimão é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 36 000 habitantes residentes (2001). O centro da cidade está situado a cerca de 2 km do mar e é um centro importante de pesca e turismo.

É sede de um município com 182 08 km² de área e 49 881 habitantes (2008), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Monchique, a leste por Silves e Lagoa, a oeste por Lagos e a sul tem litoral no oceano Atlântico.

História

Vestígios arqueológicos comprovam a presença humana na zona desde o neolítico.

Neolítico

Na zona de Alcalar encontra-se uma importante necrópole neolítica, da qual resta o ´´monumento n.º 7´´ composto por uma câmara circular de placas de xisto a que se acede por um corredor, a exemplo de monumentos idênticos espalhados por toda a Europa ocidental, com destaque para os monumentos encontrados na Irlanda.

O pavimento é de xisto e grés calcário. A cripta funerária, com dois nichos rituais laterais, era rematada por duas lajes, e protegida por uma mamoa. Perto de Alcalar existe outra necrópole em Monte Canelas.

Romanização

O vestígio mais marcante ainda existente, situa-se perto da aldeia da Figueira, na zona da Abicada, na confluência de duas ribeiras, onde se pode encontrar uma estação arqueológica romana com várias salas.

Também na zona da Coca Maravilhas foi descoberta uma cisterna desse período, que se apresenta muito bem conservada.

No rio Arade foram encontrados vários achados arqueológicos, entre eles moedas de ouro .

Século XV

Da altura do rei D.Afonso III é um foral que fala do sitio de Portimão. Sob o rei D.Afonso V, a pedido de 40 moradores, nasce S. Lourenço da Barrosa que originará a Vila Nova de Portimão.

Fonte: Wikipédia

Século XX

Portimão no início do século devido ao seu desenvolvimento industrial tornou-se um dos grande bastiões da luta operária, sendo José Buísel (anarco-sindicalista) um dos seus principais líderes.

No ano de 1924 ocorrem dois acontecimentos de especial importância, nomeadamente, a 11 de Dezembro, quando a ´´vila nova ´´ é elevada a cidade pelo então Presidente da República Manuel Teixeira Gomes e a fundação da primeira comunidade cristã da Assembleia de Deus em Portugal, através do missionário José de Matos, responsável também pela fundação de outras igrejas da mesma denominação no Algarve, em Santarém e Alcanhões.

Após o pico e queda da indústria conserveira nas décadas de 50 a 70, escolheu um modelo de desenvolvimento, à semelhança do resto do Algarve, de centro turístico, apresentando uma ampla oferta em hotéis, restaurantes e comércio local.

Tornou-se destino de férias popular principalmente devido à famosa Praia da Rocha e é também considerada como cidade com grande potencial para apreciadores de pesca grossa (ex: espadarte), entre outros desportos náuticos, como o jet ski, a vela, o windsurf, mergulho ou pesca submarina.

Nos últimos anos, a foz do rio Arade tem sido palco de grandes eventos. É também lugar da prova portuguesa do campeonato internacional de Fórmula 1 em motonáutica.

Portimão é hoje um município de referência no Algarve. Pólo âncora do Barlavento Algarvio, distingue-se pela sua oferta turística, pelo seu pulsar e dinamismo, muito próprios, e por uma diversidade de actividades que fazem com que o seu dia-a-dia seja vivido, a variados níveis, de forma intensa e marcado por um ritmo que se mantém ao longo do ano.

Portimão devido ao seu enorme desenvolvimento turístico, é hoje uma cidade, assim como outras nesta região (ex:Quarteira, Armação de Pêra) caracterizada pela sua paisagem urbana caótica.

Freguesias do município

Alvor:

Alvor é uma freguesia com 15,25 km² de área e 4 977 habitantes (2001). Densidade: 326,3 hab/km².

Limita com as seguintes freguesias: Mexilhoeira Grande (N), Portimão (E) e Odiáxere (O).

Terra de tradição marítima e piscatória, de profundas crenças religiosas, assinaladas pela Igreja Matriz, donde se destaca o seu pórtico principal de grande riqueza decorativa, esteve desde sempre sujeita aos infortúnios da faina e infortúnios do mar. Hoje, paralelamente com a pesca de cariz artesanal, a restauração, o comércio e o turismo são as actividades económicas principais.

Alvor é muito conhecida pelas suas praias e pela sua aldeia piscatória junto à foz do rio.

Aqui faleceu, em 25 de Outubro de 1495, el-rei de Portugal D. João II. Pouco tempo depois, D. Manuel elevou-a a vila sede de concelho, estatuto que viria a perder no início do século XIX. O pequeno município era constituído apenas pela vila e tinha, em 1801, 1 288 habitantes.

É costume ouvir os visitantes ou pessoas de fora chamar ´´O Alvor´´ à vila, quando a designação ´´O Alvor´´ se refere ao rio com o mesmo nome. Para alguém se referir a Alvor, simplesmente deve indicar Alvor ou vila de Alvor.

O nome desta vila, contrariamente ao que se poderá pensar, não significa alvorada, início do dia, mas sim fortaleza, castelo, derivando do árabe al-burdj.

Actualmente, a sua principal indústria é o turismo.

Existe um aeródromo em Alvor (montes de Alvor/Penina), conhecido frequentemente por (PRM) /Portimão.

Mexilhoeira Grande:

Mexilhoeira Grande é uma freguesia com 88,41 km² de área e 3 598 habitantes (2001). Densidade: 40,7 hab/km².

Limita com as seguintes freguesias: Monchique (N), Portimão (E), Alvor (S), Odiáxere (O), Bensafrim (O) e Marmelete (NO).

Situada a Norte de Portimão, a Mexilhoeira Grande, terra de cariz rural, com casario de cor branca, trilhado por ruelas, tem no artesanato tradicional e na agricultura as actividades principais das suas gentes.


Portimão:

Portimão é uma freguesia com 75,69 km² de área e 36 243 habitantes (2001). Densidade: 478,9 hab/km².

Fonte: Wikipédia


Locais de Interesse Turístico

Freguesia de Portimão:

Palácio Bivar - Construído na última década do século XVIII. Estilo neoclássico com reminiscências barrocas. Actual sede da Câmara Municipal.
Palacete Sárrea Garfias - Palacete de estilo neoclássico,com reminiscências barrocas, construído nos finais do século XVIII. No dia 11 de Dezembro de 2008 foi inaugurado, no espaço antes ocupado pelo Palacete, o TEMPO (Teatro Municipal de Portimão), uma construção moderna que respeita em grande parte a fachada do edifício antigo.
Largo 1º de Dezembro - Jardim com repuxo e bancos de painéis em azulejo representando quadros da História de Portugal.
Casa Manuel Teixeira Gomes - Onde nasceu Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República que assinou, em 1924, o decreto-lei que elevou Portimão a cidade.
Praça Manuel Teixeira Gomes - Tal como no início do século XX, esta praça continua a ser o ponto de encontro das gentes de Portimão.
Ruas Santa Isabel/ Padre Filipe/ Júdice Fialho/ Serpa Pinto - Edifícios oitocentistas com elementos de arquitectura quinhentista.
Jardim Visconde Bivar - 1905. Um dos jardins mais antigos de Portimão.
Antiga lota de Portimão
Ponte rodoviária (ponte velha) - Inaugurada em Abril de 1876.
Ponte ferroviária - 1922
Largo da Barca - Local de onde era feita a ligação, por barco, das duas margens do Rio Arade antes da construção da ponte.
Capela São José - Séc. XVII. Planta longitudinal de nave e capela-mor rectangular.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Séc. XV. Apresenta um dos mais belos pórticos do tardo gótico algarvio e um retábulo da capela-mor em nogueira dourada minuciosamente trabalhado.
Colégio dos Jesuítas - Edifício imponente, do século XVII, com uma fachada de paredes altas e geométricas com remates nas portas principais e frontão de linhas ondulantes.
Edifício do ISMAT (antiga Escola Industrial) onde foi colocada a descoberto uma cisterna, provavelmente do Século XVII.
Edifício da Estação de Caminho de Ferro - Início dos anos 20 (século XX).
Edifício da Cruz Vermelha.
Guindaste Marion - 1947. Exemplar único no Algarve da engenharia do ferro pós II Guerra Mundial.
Museu de Portimão (futuras instalações) - Antiga Fábrica Feu, 1902
Convento S. Francisco - Séc. XVI
Miradouro e Fortaleza de Santa Catarina - Séc. XVII. Assegurava a defesa de Vila Nova de Portimão das investidas dos corsários. No seu interior encontra-se a Capela de Santa Catarina. Vista sobre o areal da Praia da Rocha, a barra, a marina e a vila de Ferragudo.
Miradouro dos Castelos - Vista para o areal da Praia da Rocha e para o recorte das falésias nas praias dos Três Castelos e Vau

Freguesia de Alvor:

Escultura de homenagem ao pescador - Da autoria do mestre João Cutileiro, inaugurada em 2000.
Antiga Lota
Morabito de S. João e Morabito de S. Pedro - Testemunhos arquitectónicos da civilização árabe. Planta quadrangular, com quatro pináculos em cada canto e um lanternim encimando a cúpula. Actualmente são capelas, dedicadas ao culto cristão.
Miradouro de Alvor - Vista sobre a ria de Alvor, a mais importante zona húmida do Barlavento Algarvio.
Castelo - Do castelo reconstruído no século XII, apenas restam quatro panos de muralha. No seu interior encontra-se um parque infantil.
Palácio Abreu - Recuperado no início do século XIX. No seu interior, as paredes são de estuque com frescos desenhados.
Capela da Misericórdia de Alvor - Edifício de construção simples, com uma porta e uma janela com cantaria lisa e linhas rectas.
Núcleo Museológico Etnográfico - Reprodução de aspectos da vivência das pessoas de Alvor ao longo dos tempos.
Igreja Matriz - Séc. XVI. Composta por um corpo com três naves e cinco altares para além da capela-mor. O portal principal representa um magnífico exemplo do estilo manuelino no Algarve.
Edifício do Salva Vidas - No seu interior encontra-se um barco salva vidas construído nos anos 20 (século XX), recentemente recuperado.

Freguesia da Mexilhoeira Grande:

Igreja Matriz - Séc. XV
Igreja da Misericórdia - Séc. XVII
Conjunto pré-histórico de Alcalar - Final do IV e III milénios a.C. O visitante será acolhido no Centro Interpretativo podendo visitar o Monumento n.º 7.
Villa Romana da Abicada - Séc. II a V d.C. Das suas principais características destacam-se os mosaicos policromos de motivos geométricos.
Autódromo Internacional do Algarve.

Principais praias:

Praia da Rocha - Localizada na cidade de Portimão, a Praia da Rocha é uma das praias mais conhecidas do Algarve, com fama internacional. Descrita como uma série de areais acompanhados com rochedos de formas caprichosas. Os bares que se encontram na praia, foram recentemente remodelados conferindo um maior atractivo para visitas de turistas. Recentemente também é local favorito para a realização de muitas festas comemorativas.
Três Castelos - Praia com areal mais delgado, mas com excelentes águas rodeadas por rochas com grandes potencialidades para a pesca submarina
Praia do Vau - Após a costa mais estreita dos Três Castelos, surge o Vau. É um areal mais pequeno mas bastante acolhedor e de cariz familiar, circundado por falésias argilosas a que se atribui qualidades medicinais.
João de Arens - Uma pequena extensão de areia entre falésias de difícil acesso, muito tranquila e pouco frequentada, rodeada por ilhéus. É frequentemente procurada por amantes do naturismo.
Praia do Alemão - Praia que fica localizada ao lado do João de Arens. É uma praia isolada, e é uma das escolhidas por Mário Soares para o seu lazer, sendo uma das razões da sua escolha, o facto de possuir uma vivenda no mesmo local.
Prainha e Três Irmãos - Já na freguesia de Alvor, estas praias encontram-se na sequência da linha da costa, separadas entre si por rochedos com túneis escavados pelo
Alvor - Uma praia com extenso areal a perder de vista até ao estuário da ria de Alvor. A presença de importantes complexos hoteleiros e equipamentos vários fazem desta praia um importante e conhecido centro turístico internacional.

Gastronomia tradicional:

- Cataplana de Amêijoas
- Feijoada de Buzinas
- Sardinhas Albardadas com Arroz de Berbigão à Alvor
- Xerém

São considerados ´´Produtos Bandeira´´ a Alfarroba, as Amêndoas, o Azeite e Azeitonas, a Batata Doce, Ervas Aromáticas/Condimentares como os orégãos, coentros e o tomilho, os figos, o mel e o trigo.

O peixe fresco, uma das riquezas da região, é considerado um alimento dos melhores para a saúde. É acompanhado, quase sempre, de uma salada de tomate temperada com azeite e vinagre e tornada mais saborosa com orégãos. O peixe e os moluscos foram utilizados também para enriquecer o paladar de comidas à base de produtos da terra, aumentando-lhes o sabor e o valor nutritivo, como acontece com alguns pratos de arroz e de papas de milho.

Fonte: Wikipédia; Câmara Municipal de Portimão
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4490
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 37.13759978841427   -   Lon : -8.534999914819336
N37° 8' 15.359238291372 "       W8° 32' 5.9996933496095"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Cidade de Portimão (Algarve)
Se conhece Cidade de Portimão (Algarve) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO