Cidade de Tavira (Algarve)

Cidade de Tavira (Algarve)
Tavira . Algarve . Portugal
 
Tavira é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 10 607 habitantes.

É sede de um município com 607,17 km² de área e 24 997 habitantes (censo de 2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Alcoutim, a leste por Castro Marim e pela parte ocidental do concelho de Vila Real de Santo António, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel e por Loulé e a sul tem litoral no oceano Atlântico. Fica na zona Sotavento (Algarve oriental).

Fonte: Wikipédia

O relevo é plano no litoral e muito acidentado na região serrana, na qual alguns picos ultrapassam os 500 metros de altitude. O concelho é atravessado por diversos cursos de água, tais como o Rio Gilão (também conhecido como Rio Séqua, ou Ribeira da Asseca), a ribeira do Almargem ou o Rio Vascão. No concelho de Tavira as três sub-regiões naturais do Algarve estão bem demarcadas: o litoral, o barrocal e a serra.

O clima da região é temperado mediterrânico; de acordo com a classificação climática de Koppen, Tavira apresenta um clima temperado com um Inverno chuvoso e um Verão seco e quente (Csb). A temperatura média anual ronda os 18ºC, tal como no restante litoral e barrocal do sotavento algarvio. No mês de Agosto as temperaturas máximas rondam os 30ºC e as mínimas os 19ºC, ao passo que no mês de Janeiro as máximas rondam os 16ºC e as mínimas os 7ºC. Atendendo à normal climatológica 1961-1990, a cidade apresenta uma precipitação média anual de 576 mm, distribuída ao longo de cerca de 65 dias, concentrados essencialmente entre Outubro e Abril. A precipitação encontra-se essencialmente concentrada entre Outubro e Fevereiro, sendo Dezembro o mês mais chuvoso do ano, com cerca de 100 mm de precipitação média. Existem cinco meses secos, de Maio a Setembro. O Outono climatológico, regra geral, tem início em meados de Outubro. Durante o Outono e o Inverno são frequentes períodos curtos de precpitação intensa e trovoada, que alternam com dias amenos de céu limpo. As ondas de frio são raras e muito curtas, e ocorrem essencialmente no final de Dezembro ou no início de Janeiro: nos anos em que se verificam estes fenómenos meteorológicos, as mínimas podem se aproximar dos 0ºC. A última vez que ocorreu queda de neve na cidade foi em Fevereiro de 1954, mas na madrugada de 1 de Fevereiro de 2006 nevou na Serra do Caldeirão, na região de Cachopo. a Primavera climatológica pode ter início no final de Fevereiro, e é uma estação inconstante, podendo oscilar de ano para ano entre seca ou chuvosa. Na Serra do Caldeirão, a precipitação média anual supera os 800 mm, e existem apenas quatro meses secos (Maio supera os 30 mm); para além disso, a temperatura média anual é inferior ao litoral. Na região serrana os fenómenos convectivos podem ser frequentes na transição da Primavera para o Verão (Abril e Maio) e do Verão para o Outono (Setembro e Outubro).

O município de Tavira tem uma grande área de barrocal e serra, e as suas principais produções são, além da pesca e da aquicultura (zona da Ria Formosa, estando a actividade de produção de conservas de peixe praticamente extinta), a agricultura - com grandes extensões de pomares, e a exploração dos recursos da serra (mel e cortiça, por exemplo). A indústria turística localiza-se sobretudo no litoral, explorando as grandes extensões de praias do concelho, na Ilha de Tavira e na Ilha de Cabanas.

Fonte: Wikipédia

A costa do concelho de Tavira possui algumas das mais belas praias do Algarve e de Portugal, todas elas incluídas no Parque Natural da Ria Formosa. O mar pode atingir temperaturas muito agradáveis durante o Verão e no início do Outono, as quais por podem rondar os 26°C nos meses mais quentes. As praias do concelho são:

- Praia do Lacém;

- Praia de Cabanas de Tavira:

É uma das praias do Parque Natural da Ria Formosa. Encontra-se integrada na Ilha de Cabanas, e como tal o acesso é feito de barco a partir de Cabanas de Tavira.

- Praia da Ilha de Tavira;

- Praia da Terra Estreita, Praia do Barril:

Barril é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turístico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha.

Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1 km de extensão, em via estreita de 60 cm de bitola. A linha foi construída com o objectivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear às enchentes que infelizmente caracterizam outras praias da região.

As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão; nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, constitui um óptimo local para uma boa caminhada à beira-mar, para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.

Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

Por ser uma praia muito calma, e com um areal muito extenso, é regularmente frequentada pela comunidade naturista, sendo um dos locais predilectos dos praticantes de naturismo que visitam a região. A parte ocidental desta praia é uma das poucas praias naturistas legalmente autorizadas de Portugal.

- Praia do Homem Nú.

A Ria Formosa ocupa todo o litoral do concelho, encontrando-se separada do mar por duas barras dunares:

- a Ilha de Cabanas:

Ilha barreira localizada entre a Península de Cacela e a Ilha de Tavira, das quais se separa através da Barra do Lacém e da Barra de Tavira. Situa-se em pleno Parque Natural da Ria Formosa. O acesso à ilha e à Praia de Cabanas de Tavira pode ser feito através de barcos que partem de Cabanas de Tavira. Toda a ilha consiste num extenso cordão litoral arenoso, cujas formações dunares se encontram revestidas de vegetação endémica e servem de habitat a várias espécies.

- Ilha de Tavira.

Para além das ilhas-barreira, a ria integra um conjunto de canais, salinas e sapais.

A Ilha de Tavira é uma ilha arenosa com cerca de 11 km de comprimento, localizada junto à costa algarvia, a sul da cidade de Tavira, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. As suas praias são muito frequentadas por turistas, em especial durante a época balnear; a sua elevada qualidade ambiental é atestada anualmente pela certificação com Bandeira Azul. Os sapais e pequenos canais da Ria Formosa adjacentes à ilha constituem óptimos locais para a observação e estudo de aves marinhas.

Como infraestruturas de apoio ao turismo a ilha dispõe de um parque de campismo e de concessões de praia durante o período balnear. O acesso é feito através de barcos que partem de Tavira ou do cais das Quatro Águas, ou a pé via uma ponte que se situa junto da aldeia turística Pedras D´el Rei.

A ilha possui quatro praias. De leste para oeste, encontramos em primeiro lugar a Praia da Ilha de Tavira (ou simplesmente Praia de Tavira), seguindo-se a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nú. Nos pontos da ilha mais afastados das concessões de praia o naturismo é tolerado; contudo, na região ocidental da Praia do Barril o naturismo encontra-se legalizado.

A Serra de Santa Maria é a designação atribuída à Serra do Caldeirão no concelho de Tavira; existem vários picos arredondados acima dos 500 metros de altitude. Toda esta barreira montanhosa de baixa altitude impede a influência dos ventos frios de quadrante norte, e enfraquece as frentes chuvosas vindas de noroeste, ajudando assim a definir o clima do litoral algarvio. Para além disso, constitui uma barreira de condensação para as massas de ar húmido provenientes do Golfo de Cádiz.

Património/Locais a visitar:

- Castelo de Tavira (muralhas)
- Capela de São Sebastião
- Igreja de São José
- Conjunto da Igreja e Rossio da Luz de Tavira
- Capela de Nossa Senhora da Piedade
- Casa André Pilarte
- Ermida de Nossa Senhora das Angústias ou Ermida do Senhor do Calvário
- Igreja de Santa Maria do Castelo
- Igreja de Santa Ana
- Capela de Nossa Senhora da Consolação
- Arraial Ferreira Neto
- Quartel da Atalaia
- Estação arqueológica romana da Luz de Tavira ou Cidade romana de Balsa
- Igreja do Carmo e Convento do Carmo
- Palácio da Galeria
- Igreja de Nossa Senhora das Ondas ou Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo
- Convento de Nossa Senhora da Graça ou Convento das Eremitas de Santo Agostinho
- Forte da Conceição ou Forte de São João Baptista ou Forte de São João da Barra
- Igreja da Misericórdia de Tavira ou Igreja Matriz de Tavira
- Forte do Rato
- Ponte antiga sobre o Rio Gilão
- Ermida de São Roque
- Edifício Arte Nova
- Convento das Bernardas ou Convento de São Bernardo ou Convento de Nossa Senhora da Piedade
- Casas da Família Guerreiro
- Arqueosítio do Cerro do Cavaco

Fontes: Wikipédia; IPPAR
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4461
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 37.12490987625574   -   Lon : -7.649853182495123
N37° 7' 29.675554520664 "       W7° 38' 59.471456982443"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Cidade de Tavira (Algarve)
Se conhece Cidade de Tavira (Algarve) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO