Igreja da Misericórdia de Pavia (Mora)

Igreja da Misericórdia de Pavia (Mora)
Mora . Évora . Portugal
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, neoclássica. Igreja de misericórdia de provável fundação quinhentista, profundamente remodelada no início do Séc. 17, de nave única e capela-mor rectangular, mais estreita, com cobertura, respectivamente, em abóbada de berço decorada por caixotões e em cúpula. Fachada principal a S. com sacristia adossada a E. comunicando por corredor com a Sala do Despacho; sobre esta, ao nível do 2º piso a Sala do Consistório; a fachada mantem o prospecto maneirista, com eixo central formado por portal de verga recta, pétreo, com frontão de alvenaria a que se sobrepõe óculo oval; remate em frontão, repetindo em escala maior o motivo do portal, mas aqui truncado no vértice por pedestal coroado por cruz. No interior da igreja pinturas murais cobrindo os alçados da nave e capela-mor, imitando mármores ao gosto romântico; cobertura da nave em abóbada de caixotões, barroca, com decorações de estuque; arco triunfal de volta perfeita sobreposto por composição rococó de estuques enquadrando o brasão real; retábulo-mor rococó, de planta convexa e corpo único de eixo vertical, todo ele de alvenaria com pinturas fingindo marmoreados e com estuques; altares colaterais neoclássicos, seguindo na sua decoração base, o modelo do retábulo-mor.

Lg. Manuel Casimiro, Rua Nova.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, neoclássica. Igreja de misericórdia de provável fundação quinhentista, profundamente remodelada no início do Séc. 17.

A cobertura da nave em abóbada de caixotões, barroca. O prospecto maneirista de grande sobriedade. Mantem, apesar das várias campanhas de obras e decorativas, desfasadas no tempo, grande unidade decorativa a nível do interior, nomeadamente ao nível dos retábulos. O conjunto de bandeiras da misericórdia, de feitura setecentista.

Fonte: www.monumentos.pt
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3593
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.895844861527664   -   Lon : -8.017138488885507
N38° 53' 45.04150149959 "       W8° 1' 1.6985599878252"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja da Misericórdia de Pavia (Mora)
Se conhece Igreja da Misericórdia de Pavia (Mora) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO