Igreja da Nossa Senhora da Vitória - Menino Jesus de Praga

Igreja da Nossa Senhora da Vitória - Menino Jesus de Praga
Praga . Prague Region . República Checa
 
A Igreja de Nossa Senhora da Vitória é um dos lugares de peregrinação mais famosos da República Checa. Ali encontra-se a estátua de cera do Menino Jesus de Praga, de origem espanhola e objeto de devoção para os peregrinos do mundo inteiro.

O Menino Jesus de Praga é uma pequena estátua votiva de cera, com aproximadamente 47 cm de altura e que representa a Jesus Cristo na sua etapa infantil. Na sua mão direita, o cristo faz um sinal de bendição e na esquerda, uma esfera real.

Procedente da Espanha, esta estátua formava parte do dote recebido pela Duquesa María Manrique de Lara durante o seu casamento com um nobre tcheco em 1556. Sua filha, Polyxena de Lobkowicz, presenteou a estátua ao monastério das freiras das carmelitas delcalças, vinculada com a Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Numerosos milagres foram atribuídos ao Menino Jesus durante o período barroco, especialmente a Proteção de Praga durante a invasão dos suecos em 1639. Em 1651, foram organizadas procissões em sua homenagem por toda a cidade antes da sua coroaão em 1655 pelo arcebispo de Praga. Hoje em dia, a estátua ainda é um objeto de culto dos peregrinos do mundo inteiro.
Seu famoso “vestuário” composto por mais de cem vestidos preciosos recebidos como oferta de anônimos ou de ilustres peregrinos. Os mais famosos abrigos bordados, assim como um grande número de objetos ligados ao culto da estatueta encontram-se no museu do Menino Jesus de Praga, situado na igreja, atrás do altar principal.

O próprio edifício, com uma história particularmente agitada e original, é também uma obra notável do ponto de vista arquitetônico. Com sua construção iniciada entre os anos 1611 - 1613, este edifício foi um dos primeiros templos luteranos construídos em Praga sob o reinado do imperador Rodolfo II. Segundo as fontes, o arquiteto era católico, provavelmente Giovanni Maria Fillippi, que era o arquiteto oficial de Rodolfo II. Muito importante na história da arquitetura da Bohemia, o projeto de Fillippi (conservado no museu da cidade de Praga) foi diretamente inspirado pela arquitetura contemporânea de Roma, principalmente pela fachada da igreja da Trindade dos Montes de Giacomo della Porta. Esta igreja é considerada como uma das primeiras proto-barrocas de Praga, com sua nave central arqueada e suas duas torres monumentais.

Tudo mudou depois de 1620, depois da derrota tcheca da Montanha Branca: a igreja é então tomada dos protestantes e dada à Ordem Católica das Carmelitas descalças e renomeada para Nossa Senhora da Vitória. As carmelitas modificaram o plano da igreja de forma radical: inicialmente orientada à colina de Petřín, a igreja foi orientada para a rua. Uma nova fachada foi construída, inspirada novamente pela arquitetura romana mais contemporânea e pelo modelo de Santa Maria della Victoria de Roma, cuja história também está intimamente ligada a batalha da Montanha Branca. As duas torres do projeto de Fillippi não foram nunca terminadas e a antiga fachada foi substituída por um conjunto muito tradicional, com arcos agudos góticos.

Museu: aberto de segunda a sábado das 9h30 as 17h30 e domingo das 13h as 18h (entrada grátis).
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3755
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.085688   -   Lon : 14.403685600000017
N50° 5' 8.4768 "       E14° 24' 13.268160000061"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja da Nossa Senhora da Vitória - Menino Jesus de Praga
Se conhece Igreja da Nossa Senhora da Vitória - Menino Jesus de Praga Deixe o seu comentario

  OBRIGADO