Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Azambuja)

Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Azambuja)
Azambuja . Lisboa . Portugal
 
A primitiva igreja matriz de Azambuja foi edificada no século XIII, centúria durante a qual se consolidou o núcleo populacional da vila, doada em 1200 a D. Rolim por D. Sancho I. Há notícia de que o alcaide-mor Rui Fernandes de Tavares, que em 1272 outorgou o primeiro foral de Azambuja, foi sepultado juntamente com sua mulher na matriz da vila, pelo que o templo estaria já edificado nesta data.

Em meados do século XVI a matriz foi reconstruída; o terramoto de Janeiro de 1531, cuja documentação coetânea afirma ter causado grande destruição e mortes na zona de Azambuja, terá danificado o templo da vila. Em 1535 o Conselho do Estudo Geral do Reino doou 30.000 reais para ´´se corrigir a capela-mor´´ da Matriz de Azambuja. O templo edificado obedece à tipologia maneirista, em que a estrutura, tanto exterior como interior, se rege pela sobriedade das linhas construtivas e do programa decorativo.
A fachada principal não apresenta qualquer decoração, denunciando no frontão contracurvado a diferenciação da cércea das naves. A torre sineira foi adossada do lado da Epístola e no registo superior da fachada foram rasgadas janelas de diferentes tamanhos.

Os elementos de maior destaque do espaço exterior são portais de modelo serliano, o principal numa tipologia simples, de moldura rectangular ladeada por pilastras e encimada por frontão triangular, o lateral apresentando um modelo menos comum, em que a porta é encimada por tímpano, ladeada por dois pares de colunas coríntias, sendo o conjunto rematado por frontão triangular. Estes elementos denunciam um pleno conhecimento da arquitectura classicista erudita e dos modelos tratadísticos italianos por parte do autor da obra.

O espaço interior do templo, de planta longitudinal, divide-se em três naves escalonadas, cujos tramos são separados por arcos perfeitos assentes em colunas toscanas. A capela-mor foi modificada em 1678, ostentando ao centro um retábulo barroco de talha dourada. Mantém a cobertura quinhentista, uma abóbada estrelada. As paredes do templo são revestidas por azulejos de padrão seiscentistas, que ostentam dois padrões de escala e decoração diferentes.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja Matriz da Azambuja é uma igreja localizada na freguesia de Azambuja, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.

Possui a classificação de Imóvel de Interesse Público , desde o ano de 1971.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 2116
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.069235   -   Lon : -8.868668
N39° 4' 9.246 "       W8° 52' 7.2048"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Azambuja)
Se conhece Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Azambuja) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO