Igreja de Santa Maria de Loures

Igreja de Santa Maria de Loures
Loures . Lisboa Region . Portugal
 
Trata-se de um templo construído em meados do século XV (no local onde existiu a anterior igreja medieval que, segundo as investigações de Eduardo Brazão, se sabe ter pertencido aos Templários), com bastantes intervenções posteriores (a torre sineira data dos anos finais da Dinastia Filipina e o actual recheio é, na sua larga maioria, datável do século XVIII).

Possui três naves, assentando os arcos que as sustentam em colunas de ordem toscana, conservando-se ainda numa destas um velho púlpito. Na capela-mor, um retábulo do setecentista abrilhanta esta obra-prima do barroco português.

A Igreja Matriz Paroquial de Santa Maria de Loures localiza-se no extremo da cidade de Loures, no Distrito de Lisboa, em Portugal.

Na segunda metade do século XVIII, após o terramoto de 1755, foi votada ao abandono, mas no século seguinte foi sujeita a obras de restauro, tendo sido declarada monumento nacional por decreto de 16 de Junho de 1910.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 2753
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.832361   -   Lon : -9.179271
N38° 49' 56.4996 "       W9° 10' 45.3756"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Santa Maria de Loures
Se conhece Igreja de Santa Maria de Loures Deixe o seu comentario

  OBRIGADO