Igreja de São João Baptista (Tomar)

Igreja de São João Baptista (Tomar)
Tomar . Santarém . Portugal
 
A igreja de finais do século XV tem um portal manuelino rematado por um coruchéu octogonal.

No interior há um púlpito esculpido em pedra, azulejos denominados ´´Ponta de diamante´´ e pinturas do século XVI que incluem uma Última Ceia de Gregório Lopes. A área em volta da igreja é o centro da Festa dos Tabuleiros, de origem pagã é realizada em Julho de quatro em quatro anos, e em que as raparigas, da cor da sua freguesia, transportam à cabeça tabuleiros com pães e flores. A celebração tem raízes semelhantes à da Festas do Espírito Santo nos Açores.

Situada bem no centro da bonita cidade de Tomar, bem na Praça da República, a linda Igreja de São João Baptista, ou Igreja Matriz de Tomar, em estilo Gótico tardio de finais do século XV, é um dos edifícios emblemáticos da cidade.

A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1910.

É famosa também por ser o centro da “Festa dos Tabuleiros”, um dos símbolos da cidade.
A tradicional Festa dos Tabuleiros, realizada cada quatro anos em Julho, durante três dias, é um dos chamarizes da cidade, reunindo um grande número de visitantes nacionais e estrangeiros, atraídos pela beleza e simbologia desta festividade. Esta festa popular de origem pagã caracteriza-se pelo desfile de mulheres com tabuleiros ornamentados de pão, espigas e flores sobre a cabeça, envergando bonitos trajes típicos. Paralelamente, realiza-se também o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo, os Cortejos Parciais, as ruas ornamentadas pela população, os Arraiais e os Jogos Populares e a Pêza.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3922
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.603634   -   Lon : -8.414649
N39° 36' 13.0824 "       W8° 24' 52.7364"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de São João Baptista (Tomar)
Se conhece Igreja de São João Baptista (Tomar) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO