Igreja do Menino de Deus (Lisboa)

Igreja do Menino de Deus (Lisboa)
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
Foi concluída por João Frederico Ludovice. No local havia já um hospital denominado de Mantelatos da Ordem Terceira de São Francisco de Xabregas, que continha uma imagem milagrosa do Menino Jesus.

O rei D. João V, ao ouvir os relatos dos milagre, resolveu erguer um templo, alguns meses antes do nascimento do seu primeiro filho.

A igreja tem semelhanças com a Igreja de Santa Engrácia, situada no Campo de Santa Clara. Possui, no interior, uma capela-mor e oito capelas. Outros elementos incluem altares de talha dourada, pintura de tecto e duas estátuas. Possui também azulejos com temas religiosos.

O pórtico apresenta colunas corínteas.

Painéis da capela-mor

A capela-mor apresenta dois painéis, que são exemplo de pintura barroca: ´´São Francisco despojado dos hábitos seculares´´, elaborado por Vieira Lusitano e ´´São José e da morte de São Francisco´´, elaborado por André Rubira.

Estes painéis foram restaurados pela World Monuments Fund Portugal. O restauro foi concluído no ano de 2001.

A Igreja do Menino de Deus é uma igreja localizada na freguesia do Socorro em Lisboa.

Esta classificada como Monumento Nacional desde 1918. A igreja tem estilo conventual, barroco, tendo sido construída por altura do reinado de D. João V (1711). Foi projectada pelo arquitecto João Antunes.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 2989
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.713657   -   Lon : -9.131452
N38° 42' 49.1652 "       W9° 7' 53.2272"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja do Menino de Deus (Lisboa)
Se conhece Igreja do Menino de Deus (Lisboa) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO