Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação (Cuba)

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação (Cuba)
Cuba . Beja . Portugal
 
Presume-se que a fundação da Igreja tenha sido na Idade Média, no entanto, esta sofreu grandes alterações através dos séculos e é hoje um belo exemplar gótico-manuelino alentejano de carácter popular e rural.

Situa-se à saída de Vila Ruiva na estrada para Alvito e é um belo edifício com uma fachada de dois andares, todo pintado de branco. É um edifício de uma só nave, planta rectangular.

O conjunto de pintura a fresco e a têmpora da Igreja Matriz de Vila Ruiva são datáveis de várias épocas distintas – séc. XVI ao séc. XIX. Esta autêntica catedral do fresco deve-a sua construção aos fidalgos Pereiras de Melo, Condes de Olivença e Tentúgal.

Podemos encontrar ainda noutros locais da igreja, outras pinturas a fresco, embora não existam registos, pode-se dizer que possivelmente esta seria completamente decorada com pintura mural. Recentemente nas obras de restauro da pintura mural e do edifício foram descobertas outras campanha de pintura mural.

O altar-mor em talha dourada de gosto rocócó da época de D. José I onde se venera ao centro a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Encarnação.

Situada na aldeia de Vila Ruiva é um Imóvel de grande interesse artístico dos séculos XVI e XVII.

Aqui encontramos o mais antigo exemplar de pintura mural denominada por “frescos” que chegou até aos nossos dias no concelho de Cuba e também do Baixo Alentejo, pertencendo aos finais do séc. XVI., na capela da N.S.ª do Rosário.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3391
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.246003696008344   -   Lon : -7.937885400000027
N38° 14' 45.613305630038 "       W7° 56' 16.387440000097"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação (Cuba)
Se conhece Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação (Cuba) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO