Jardim das Amoreiras

Jardim das Amoreiras
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
Com uma área de seis mil metros quadrados, o jardim é delimitado em parte pelo Aqueduto das Águas Livres e encontra-se sobre a Mãe d´Água, local de abastecimento histórico de água à cidade de Lisboa e actual Museu da Água.

Também delimitando parcialmente o jardim encontram-se a Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva, instalada na antiga fábrica das sedas, a capela de Nossa Senhora de Monserrate e diversas habitações do século XVIII, construídas originalmente para albergar os trabalhadores da fábrica das sedas.

A capela de Nossa Senhora de Monserrate encontra-se junto ao quinto arco do aqueduto e foi construída por ordem da Irmandade dos Fabricantes de Seda, durante o século XVIII.

No centro do jardim encontra-se um fontanário de forma circular, que é ladeado por bancos de pedra.

O Jardim das Amoreiras foi idealizado pelo Marquês de Pombal e inaugurado em 1759. O Marquês de Pombal projectou 331 amoreiras para o local, onde se situava a fábrica das sedas, com o intuito de promover a indústria da seda portuguesa. Realizava-se neste local a Feira das Amoreiras.

O jardim foi intitulado ´´Jardim Marcelino Mesquita´´ em homenagem ao escritor e dramaturgo Marcelino Mesquita.

Existem dez diferentes espécies de árvores no jardim. Além da presença das árvores de amoreira, existem também ginkgos e um plátano-bastardo.

O Jardim das Amoreiras, formalmente intitulado Jardim Marcelino Mesquita, é um jardim situado na Praça das Amoreiras, freguesia de São Mamede, em Lisboa.


Além da presença dos museus e da capela, a área do jardim compreende um pequeno lago e um parque infantil.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 4444
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.72208830961847   -   Lon : -9.156238694442777
N38° 43' 19.517914626492 "       W9° 9' 22.459299993997"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Jardim das Amoreiras
Se conhece Jardim das Amoreiras Deixe o seu comentario

  OBRIGADO