Lago do Gadanha (Estremoz)

Lago do Gadanha (Estremoz)
Estremoz . Évora . Portugal
 
Mandado construir pelo Senado de Estremoz, aproveita uma das mais importantes nascentes da zona baixa da cidade que se encontra no extremo Sudoeste do Rossio Marquês de Pombal, a nascente da Fonte Nova.

O imponente lago, de cerca de 40 metros de comprimento, é abastecido por um canal subterrâneo que atravessa todo o Rossio Marquês de Pombal que vem desembocar numa concha em mármore.

A conhecida estátua do “Gadanha”, da mesma altura do lago, é originária do Convento dos Congregados, tendo sido transposta para o centro do lago só em meados do século XIX. É também desta altura que a estátua muda, subitamente, de significado. Representando, primitivamente, o deus Saturno, símbolo da fartura e da abundância, passa a ser conhecido como o é hoje.

E é, de facto, como Gadanha que passa a ser conhecido e reconhecido por todos, simbolizando o efémero e fugacidade da vida, como o comprova a inscrição existente no pedestal.

Marca importante do período barroco em Estremoz, apresenta uma irónica e contraditória ambiguidade. O “Gadanha”, que representa a fugacidade e celeridade do Tempo, acaba por ser eterno, permanecendo na Memória colectiva da cidade.

Largo General Graça, Estremoz.

Quando, em 1688, o Rossio de São Brás vê surgir um majestoso lago e fonte que, segundo fontes do século XVIII, era capaz de “saciar a sede de todo o nosso exercito.”, Estremoz não poderia imaginar que este se tornaria um dos seus ex libris.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3286
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.84384234119795   -   Lon : -7.588353574868774
N38° 50' 37.83242831262 "       W7° 35' 18.072869527587"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Lago do Gadanha (Estremoz)
Se conhece Lago do Gadanha (Estremoz) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO