Moinho de Armação Tipo Americano (Cascais)

Moinho de Armação Tipo Americano (Cascais)
Cascais . Lisboa . Portugal
 
Anteriormente integrado na Quinta de S. Martinho, pertencente à família Pires Correia, foi cedido ao município com vista à sua mundanização, de modo a preservar e divulgar este importante legado.

De facto, esta é uma região que utiliza sistemas de moagem desde há longos tempos, já existindo referências à existência de moinhos de vento em Alcabideche no século XI. Porém, este tipo de estrutura de “Moinho de Armação tipo Americano” surge somente no século XIX (em Portugal, no início do século XX), em resposta ao progressivo desenvolvimento urbano, e ao maior consumo de produtos farináceos, como o pão.

Esta estrutura eficaz e de fácil instalação difundiu-se com sucesso, ganhando esta denominação devido à sua armação metálica na cobertura, que se assemelhava a uma casa de habitação, e “Americana” por provir dos Estados Unidos da América.

As várias estruturas de moagem nesta região mantiveram-se activas até mais tarde do que em Lisboa, devido ao bom mercado abastecedor.

O Moinho de Armação tipo Americano situa-se em Alcabideche, concelho de Cascais, e constitui um importante legado patrimonial de grande interesse.

O Moinho de Armação tipo Americano está hoje aberto ao público como uma importante estrutura museológica que visa dar a conhecer a importância deste tipo de produção ao longo dos tempos, mantendo vivo o seu espírito, com vista à recuperação etnológica e a uma maior e melhor educação patrimonial.

As visitas ao Museu são efectuadas mediante marcação previa para grupos a partir de 10 pessoas.

Horário das Visitas: 2ª, 4ª e 6ª feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3687
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.731332   -   Lon : -9.409526
N38° 43' 52.7952 "       W9° 24' 34.2936"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Moinho de Armação Tipo Americano (Cascais)
Se conhece Moinho de Armação Tipo Americano (Cascais) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO