Mosteiro de Tibães (Braga)

Mosteiro de Tibães (Braga)
Braga . Braga . Portugal
 
A partir do século XII foi ocupado pela congregação Beneditina. No século XVI, tornou-se a casa mãe da ordem para Portugal e Brasil. Os edifícios principais actualmente existentes foram construídos nos séculos XVII e XVIII. Um dos arquitectos que neles trabalhou foi André Soares.

Com a extinção das ordens religiosas masculinas ocorrida em 1834, é vendido em hasta pública, com excepção da Igreja, Sacristia e Claustro do Cemitério.

Ficou nas mãos de privados até 1986.

Museu

Nos tempos áureos, dada a sua importância no mundo imperial português, o Mosteiro era detentor do maior e mais valioso espólio da região. Possuía todo tipo de arte de então reconhecida, desde pintura, escultura, uma enorme colecção de livros sobre variadíssimos temas, artigos provenientes das antigas colónias, arte sacra, entre outros. Mas devido à sua venda em 1834, a maior parte do espólio foi perdido. Em 1986, após a aquisição pelo Estado Português, é iniciado o processo de recuperação do espólio. Desde essa data existe uma enorme ´´luta´´ e pesquisa para o readquirir.

O museu no presente possui apenas uma parte desse espólio, embora a ´´luta´´ e pesquisa ainda se mantenham activas. Além desse espólio, o museu foi enriquecido com novas peças relacionadas com o Mosteiro e a congregação Beneditina. É ainda possível percorrer o ´´Percurso Museológico´´, onde se aprecia a área envolvente ao Mosteiro, a sua arquitectura, as ruínas de edifícios anteriores, a mata, os jardins, e diversos campos agrícolas (hortos, pomares, milheirais...).

Curiosidades

Este mosteiro, pelas suas características singulares, foi o palco escolhido para a XXIII Cimeira Ibérica que se realizou nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2008. Nessa cimeira participaram 11 ministros portugueses, 10 espanhóis e os respectivos chefes do governo. Esse encontro ficou também marcado pelo lançamento da construção do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia na cidade de Braga.

Este mosteiro foi mandado reedificar por Paio Guterres da Silva.

Hospedaria

Uma comunidade de missionárias da Família Internacional Donum Dei, do grupo das Trabalhadoras da Imaculada, pertencente à Ordem Carmelita, está instalada numa ala do mosteiro.

Após o investimento de 15 milhões de euros, as religiosas da Família Missionária Donum Dei uma comunidade religiosa fundada em França em 1947, foram acolhidas em Novembro de 2009.

Em 11 de Fevereiro 2010 vai abrir ao público uma hospedaria com 9 quartos e o restaurante ‘Eau Vive de Tibães’ com capacidade de 50 pessoas.

Mosteiro de Tibães ou Mosteiro de São Martinho de Tibães, englobando a Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães, situa-se em Mire de Tibães, concelho de Braga e foi fundado no século XI.

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 6063
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.5558918860705   -   Lon : -8.479165084655758
N41° 33' 21.2107898538 "       W8° 28' 44.994304760729"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Mosteiro de Tibães (Braga)
Se conhece Mosteiro de Tibães (Braga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO