Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso)

Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso)
Santo Tirso . Porto . Portugal
 
Foi fundado a 25 de Janeiro de 1892 pelo Mosteiro de São Martinho de Cucujães, na casa e quinta homónima. De todo o seu património, conta-se a tela A Adoração dos Reis Magos atribuída a Tintoretto. Esta obra pode ser contemplada mesmo atrás do altar do mosteiro. O Mosteiro de Singeverga conta ainda com uma colecção de borboletas única na Europa, que pode ser visitada, e com seu famoso licor de Singeverga.

A recuperação do Mosteiro de Cucujães, marca o início da restauração da Ordem Beneditina em Portugal, iniciada por D. João de Santa Gertrudes Amorim, Abade daquele Mosteiro, em finais do séc. XIX.

O Mosteiro de Singeverga foi agraciado em 1938, pela Santa Sé com o título de Abadia, sendo o seu primeiro Abade, D. Plácido de Carvalho entre (1938-1948). O Mosteiro de S. Bento de Singeverga foi marcado por grande desenvolvimento e expansão entre 1930 e 1960, com uma forte afluência de vocações, e a necessária ampliação dos edifícios, fundando mesmo novas comunidades ou missões.

Missões

Nas Missões do Moxico, em Angola, trabalharam cerca cinquenta monges;

D. Francisco Esteves Dias, Prior Claustral foi nomeado Bispo do Luso (Angola) em 1963. Ampliada novamente, construiu-se mais uma parte do novo Mosteiro de Singeverga, habitado então desde 1957, durante a vigência e abaciado de D. Gabriel de Sousa entre (1948-1966). Sucederam-lhe D. Teodoro Monteiro (1969-1977) e D. Lourenço Moreira da Silva (1977).

Desde 1995 até à actualidade é Abade do Mosteiro de S. Bento de Singeverga - D. Luís Bernardo Sacadura Botte Aranha. A vocação monástica, segundo a Regra de São Bento (“Ora et Labora”) ´´ Reza e Trabalha´´, implica características específicas como:

A escuta da Palavra de Deus no silêncio ou na reflexão, no recolhimento, na leitura e e na contemplação; o trabalho quotidiano, de ordem pastoral, intelectual, agrícola, artesanal, manual, entre outros; o acolhimento, na hospedaria, de todos quantos vivem no mundo e procuram no Mosteiro, um lugar e tempo de reflexão, descanso e oração.

É neste espírito que a Comunidade do Mosteiro de São Bento de Singeverga vive o seu dia-a-dia. O exemplar trabalho feito pela Ordem Beneditina no campo educativo ao longo de décadas, no Mosteiro de Singeverga e na ´´Escola Claustral´´, fomentaram muito para lá das vocações também o ensino escolar básico preparatório.




O Mosteiro de São Bento de Singeverga de ordem beneditina, está situado na freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso.

Como chegar: Através da EN.105 em direcção a Guimarães. Na freguesia de S. Tomé de Negrelos virar à direita para Roriz (EN.209-2). Passando o Mosteiro de Roriz encontrará mais à frente um entroncamento à esquerda ( EM.513) e virar.
Descendo a estrada encontrará uma placa indicativa do Mosteiro.

É o único mosteiro masculino que, em Portugal, segue a Regra de S. Bento.

O Mosteiro de Singeverga conta ainda com uma colecção de borboletas única na Europa, que pode ser visitada, e com seu famoso licor de Singeverga.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 4202
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.34519739026626   -   Lon : -8.369177856869502
N41° 20' 42.710604958536 "       W8° 22' 9.0402847302071"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso)
Se conhece Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO