Mosteiro do Lorvão

Mosteiro do Lorvão
Lorvão . Coimbra . Portugal
 
O Mosteiro de Santa Maria de Lorvão ou simplesmente Mosteiro do Lorvão, foi um importante mosteiro e centro de produção de manuscritos iluminados no século XII, servindo depois como mosteiro feminino. Depois da extinção das Ordens Religiosas em Portugal no século XIX, viu novo uso já no século XX como hospital psiquiátrico, o Hospital Psiquiátrico do Lorvão, encerrado em 2012.

O Mosteiro do Lorvão encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.

O mosteiro era originalmente um mosteiro masculino. No século X a sua importância era já considerável, estatuto que manteve ao longo de toda a Idade Média. Em meados do século XI o mosteiro adoptou a Regra Beneditina, sendo dedicado a São Mamede.

Na segunda metade do século XII, durante o reinado de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, aconteceram importantes remodelações, das quais resultaram, muito possivelmente, um novo claustro e uma igreja de três naves. Isto coincidiu com o governo do Abade João (1162-1192), durante o qual o mosteiro do Lorvão, a par do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, foi um dos principais centros de produção de manuscritos iluminados do jovem reino. Destacam-se entre a produção do scriptorium do Lorvão o Livro das Aves, executado no final do reinado de D. Afonso Henriques (1184), e o Apocalipse do Lorvão, executado já durante o reinado de D. Sancho I (1189).

No ano de 1206 o mosteiro passou para a Ordem de Cister, e passou ao mesmo tempo a ser um mosteiro feminino, tendo agora por invocação Santa Maria. Esta profunda transformação deveu-se à infanta Beata Teresa de Portugal, filha de D. Sancho I e mulher de Afonso IX de Leão, que depois de ter tido três filhos com o monarca leonês viu o matrimónio ser declarado inválido por consaguinidade e regressou a Portugal, vivendo no mosteiro até à data da sua morte, em 1250. A infanta encontra-se hoje sepultada na igreja do mosteiro juntamente com sua irmã, a Beata Sancha de Portugal, em urnas executadas já no século XVIII, depois da beatificação das infantas em 1705, pelo ourives portuense Manuel Carneiro da Silva em 1714. Estas duas infantas foram as que depois da morte do pai mantiveram um litígio com o irmão, o rei D. Afonso II, sobre os seus direitos.
Font: Wikipedia
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4107
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 40.259482   -   Lon : -8.317176
N40° 15' 34.1352 "       W8° 19' 1.8336000000002"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Mosteiro do Lorvão
Se conhece Mosteiro do Lorvão Deixe o seu comentario

  OBRIGADO