Museu do Teatro Romano (Lisboa)

Museu do Teatro Romano (Lisboa)
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
O Museu do Teatro Romano é um espaço museológico consagrado ao Teatro Romano de Lisboa, que foi construído na época do Imperador Augusto e ocupa a vertente sul da colina do Castelo de S. Jorge junto ao Pátio do Aljube, 5 (à Rua Augusto Rosa). O teatro, abandonado no século IV d.C., permaneceu soterrado até 1798, ano em que as ruínas foram descobertas após o terramoto de 1755. Objecto de várias campanhas arqueológicas desde 1967, foi assim recuperado parte das bancadas, da orquestra, da boca de cena e do palco e grande número de elementos decorativos.

O Museu do Teatro Romano, apresenta no percurso uma área de exposição, um campo arqueológico e as ruínas do Teatro. Para além da exposição de materiais e elementos recolhidos, o Museu disponibiliza suportes multimédia com informação sobre o Teatro e a sua história, actualizando os dados sobre a arqueologia, os planos de conservação e recuperação.

O Teatro Romano de Lisboa e sua ruínas, formam um conjunto monumental, património cultural de Lisboa e do país. Este núcleo é um dos principais testemunhos materiais e artísticos da cultura clássica e da civilização romana, que deram forma e dimensão urbana à cidade desde o século I até meados do século V. Trata-se de um monumento significativo da nossa herança cultural, que deve ser preservado, restaurado, valorizado e integrado na vivência contemporânea.

Situado na vertente Sul da encosta do Castelo de São Jorge, na bonita zona histórica da cidade de Lisboa.

O Museu do Teatro Romano está instalado num imóvel seiscentista, na área provável de uma das antigas entradas do Teatro.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 2969
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.710465   -   Lon : -9.132286
N38° 42' 37.674 "       W9° 7' 56.2296"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Museu do Teatro Romano (Lisboa)
Se conhece Museu do Teatro Romano (Lisboa) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO