Museu Kampa (Praga)

Museu Kampa (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Um dos edifiícios mais pitorescos da ilha de Kampa, o molino de água Sova, várias vezes reconstruído desde a sua primeira construção na Idade Média, alberga a fundação de arte moderna e contemporânea mais dinâmica da cidade. Neste museu você encontrará numerosas obras de František Kupka, Otto Gutfreund e de outros artistas checos contemporâneos.

Renovado com elegância e sobriedade em um estilo definitivamente contemporâneo, o edifício, longe de estar ilhado, está aberto ao bairro e ao rio através de suas grandes janelas e de seus terraços decorados com esculturas contemporâneas e uma grande torre de vidro. Este local acolhedor é um convite a descobrir as artes da nossa época.

Assim como muitas outras fundações, o museu Kampa é o resultado de uma bela história que mistura compromissos e paixão pela arte. Esta história é a de Meda Mládek, historiadora da arte, mecenas de artistas tchecos durante o período comunista, apaixonada pela arte contemporânea e que, desde os Estados Unidos, onde vivia, conseguiu reunir com a ajuda do seu último marido uma esplêndida coleção, que pode ser apreciada em Praga.
A parte mais prestigiosa da coleção conta com obras de František Kupka, pintor tcheco vanguardista e pioneiro no abstracionismo, e de Otto Gutfreund, um dos escultores tchecos com maior influência no século XX graças às suas obras cubistas. As obras de ambos artistas estão presentes em uma só exibição, permitindo calibrar o contraste e a magnitude das obras destes grandes artistas.

A exposição permanente também permite descobrir a arte da Europa Central, principalmente do período entre os anos 60 e 70, assim como também as obras de personalidades como René Roubiček, Václav Cígler, Aleš Veselý e Eva Kmentová.
Fruto da mesma vontade de expandir o conhecimento da criação artísitica atual, o museo Kampa organiza numerosas exposições temporárias em colaboração com artistas do meio artístico contemporâneo da Europa Central.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3795
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.084028964227784   -   Lon : 14.40848399517597
N50° 5' 2.5042712200224 "       E14° 24' 30.542382633492"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Museu Kampa (Praga)
Se conhece Museu Kampa (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO