Palácio de Monserrate (Sintra)

Palácio de Monserrate (Sintra)
Sintra . Lisboa . Portugal
 
O palácio foi projectado pelo arquitecto James Knowles e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio que foi a residência de Verão da família Cook, foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico. É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena. Durante a década de 1920, o palácio seria posto à venda, acabando por ser adquirido pelo Estado em 1949.

Nos jardins deste Palácio podem ver-se vários exemplares botânicos.

O Palácio de Monserrate é um palácio inserido no Parque de Monserrate situado em São Martinho, Sintra, distrito de Lisboa, Portugal.

Actualmente encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978.

Curiosidades

O Palácio de Monserrate foi visitado por Lord Byron, poeta anglo-escocês e figura do movimento Romântico. Visitou a quinta em 1809 e cantou a sua beleza no poema ´´Childe Harold´s Pilgrimage´´.

O Palácio de Monserrate tem uma breve aparição nas miniséries de TV As Viagens de Gulliver, de 1996.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 2916
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.794129   -   Lon : -9.420624
N38° 47' 38.8644 "       W9° 25' 14.2464"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Palácio de Monserrate (Sintra)
Se conhece Palácio de Monserrate (Sintra) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO