Palácio dos Condes de Aveiras (Azambuja)

Palácio dos Condes de Aveiras (Azambuja)
Azambuja . Lisboa . Portugal
 
Palácio do século XVIII, albergou os condes de Aveiras, senhores da vila durante a Idade Moderna, e ainda hoje pertence aos seus descendentes. O actual conjunto é o resultado da reforma barroca verificada em Setencentos, de uma anterior construção que se supõe possa ser de origem quinhentista.

Trata-se de um palácio organizado em alas a partir de um pátio central onde se concentravam as tarefas domésticas. O acesso faz-se por portão axial de arco abatido, sobrepujado por frontão irregular integralmente composto pelo brasão da família proprietária. Em redor do pátio desenvolvem-se os edifícios residencial e de apoio às actividades agrícolas. Àquele acede-se por escadaria que conduz ao piso térreo, onde uma porta de lintel recto permite o ingresso no interior. Do lado esquerdo, um outro corpo corresponde à capela privada do palácio, com acesso por portal deslocado para uma das extremidades do alçado (devido à implantação da escadaria da ala habitacional). Do lado oposto, o pátio é aberto por arcarias de arco abatido, de apoio coberto às actividades agrícolas.

O Palácio dos Condes de Aveiras ou Solar dos Condes de Povolide, é um palácio localizada na freguesia de Aveiras de Baixo, concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.

Possui a classificação de Imóvel de Interesse Público, desde o ano de 1997.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 2401
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.110636   -   Lon : -8.869458
N39° 6' 38.2896 "       W8° 52' 10.0488"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Palácio dos Condes de Aveiras (Azambuja)
Se conhece Palácio dos Condes de Aveiras (Azambuja) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO