Parque da Serra do Curral

Parque da Serra do Curral
Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil
 
O Parque Serra do Curral foi inaugurando no dia 08 de setembro de 2012. É administrado pela Fundação de Parques Municipais e gerenciado pela empresa Construtora BH Forte.

Eleita pela população, em 1997, símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral constitui parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado, era a referência de localização para os viajantes.

Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ela é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte. E o Parque da Serra do Curral protege este patrimônio. Iniciando-se na portaria sul do Parque das Mangabeiras, passando por trás do Instituto Hilton Rocha, estendendo-se pela av. José do Patrocínio Pontes até a Praça do Estado de Israel, o Parque abrange uma área aproximada de 400 mil m².

Com trilhas, mirantes e praças de convívio, ele é espaço para a prática de caminhada, para o descanso e contemplação. Importante ponto turístico da Capital, contribui para a proteção da paisagem e dos recursos ambientais.

O Parque da Serra do Curral apresenta altitudes médias variando entre 1.200 e 1.380m. Constituído por uma sucessão de camadas de rochas de composição variada, representadas por itabiritos, dolomitos, quartzitos, filitos e xistos diversos, o Parque apresenta formação típica do conjunto que compõe o Quadrilátero Ferrífero.
Flora

O Parque está situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Sua cobertura vegetal é representada pelos campos rupestres, que ocorrem nas áreas rochosas da crista da serra, e, principalmente, pelas fisionomias típicas do Cerrado, como o campo limpo, o campo sujo e campo cerrado, que se sucedem gradativamente da crista até a base da serra. A Mata Atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes ao Parque, como o Parque das Mangabeiras e a Mata do Jambreiro, constituindo assim um importante corredor ecológico de vegetação preservada.
Fauna

A fauna do Parque também é bastante diversificada e a avifauna é a mais representativa. Nele, foram identificadas mais de 125 espécies de aves: algumas endêmicas do Cerrado, como a campainha-azul, e outras comuns em regiões de montanhas, como águia-chilena, também encontrada na Cordilheira dos Andes. Carrapateiro, coruja-da-igreja, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata são outras espécies encontradas. Em janeiro de 2012, o falcão-cauré (Falco rufigularis), nunca antes registrado em Belo Horizonte, foi identificado no Parque por um grupo de observadores de aves durante uma visita técnica.

O Parque da Serra do Curral possui 10 mirantes, sendo sete ao longo da trilha Travessia da Serra. A partir deles, pode-se avistar diferentes pontos de Belo Horizonte: Lagoa da Pampulha, Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Avenida Afonso Pena, Estádios Mineirão e Independência, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, além de municípios como Nova Lima, Contagem e Sabará. Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e Parque Estadual da Serra do Rola-Moça também podem ser observados.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3266
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : -19.9615114   -   Lon : -43.91866719999996
S19° 57' 41.44104 "       W43° 55' 7.2019199998563"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Parque da Serra do Curral
Se conhece Parque da Serra do Curral Deixe o seu comentario

  OBRIGADO