Parque de la Salette (Oliveira de Azeméis)

Parque de la Salette (Oliveira de Azeméis)
Oliveira de Azeméis . Aveiro . Portugal
 
A Fundação La Salette (FLS), a entidade gestora do parque, viu aprovada uma candidatura de cinco milhões de euros no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A verba, a aplicar em 10 projectos estruturantes, destina-se a reforçar a imagem e as infraestruturas existentes bem como criar novas valências.

Desde que a gestão do parque foi assumida pela FLS que passaram a ser evidentes, aos olhos dos visitantes, as melhorias introduzidas ao longo dos últimos quatro anos.
A carga histórica e romântica que suporta, a sua localização sobranceira à cidade, a tranquilidade que transmite e a atracção que exerce junto de crianças, jovens e idosos que procuram nele o descanso ou a ocupação de tempos livres fazem do parque La Salette um espaço único e apetecido.

Por todas estas razões e porque os oliveirenses amam o seu parque chegou o momento de fazer do ex-libris de Oliveira de Azeméis um parque de futuro, moderno e catalisador de pessoas e investimentos.

O projecto de requalificação proposto assenta em quatro objectivos estratégicos:

- Configuração de um pólo natural de excelência à escala metropolitana e regional
- Qualificação do espaço público
- Incremento de uma imagem de modernidade
- Potenciação e salvaguarda de ecossistemas na estruturação urbana.

São três as linhas prioritárias e essenciais para operacionalizar o que se pretende para o parque. A primeira tem a ver com a qualificação do espaço público e valorização ambiental, a segunda diz respeito à coesão e desenvolvimento sócio-cultural e a última refere-se à dinamização da parceria local.

Sem parcerias a tarefa de modernizar o parque seria muito mais difícil. Por isso, em boa hora se associaram a este projecto a Escola Superior Aveiro Norte, a SOINCA, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.

Foi no parque La Salette que, há séculos, nasceu a indústria vidreira nacional. Esta ligação histórica implica a criação de um Centro de Interpretação do Vidro.

Mas outros projectos vão ser desenvolvidos como, por exemplo, a criação do Centro de Visitantes do Parque, uma nova mata a nascente, a requalificação de todo o núcleo central e um novo parque de merendas.

Localizado em Oliveira de Azeméis.

O parque de La Salette, que tanto orgulha os oliveirenses, está a comemorar este ano um século de existência.

A data, festiva, significa o início de uma nova etapa na vida do ex-libris de Oliveira de Azeméis – a sua requalificação definitiva que há-de projectar este espaço como uma referência regional e nacional.

Fonte: www.cm-oaz.pt
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3239
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 40.843224   -   Lon : -8.465780999999993
N40° 50' 35.6064 "       W8° 27' 56.811599999975"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Parque de la Salette (Oliveira de Azeméis)
Se conhece Parque de la Salette (Oliveira de Azeméis) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO