Parque Stromovka (Praga)

Parque Stromovka (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Com seus 59 hectares, Stromovka é o maior espaço verde do centro de Praga. Esta antiga reserva de caça medieval tem sido modificada diversas vezes em forma de um magnífico parque inglês.

A história do parque é antiga e prestigiosa. Durante o período medieval, este espaço servia de reserva de caça real, a qual foi fundada oficialmente em 1268 pelo Rei Přemysl Otakar II. A primeira menção escrita sobre o atual parque data 1319, quando João de Luxemburgo ordenou a construção de uma plataforma para a organização de feiras.

O « castelo de verão do governador » (Mistodržitelský letohradek) foi erguido na parte alta do parque entre 1495 e 1502, durante o reinado de Vladislas Jagellon. Logo foi transformado durante o reinado de Rodolphe II e novamente reconstruído em um estilo neo-gótico no século XIX.

Durante o reinado do imperador Rodolfo II (final de XVI e princípio de XVII), o parque teve sua primeira época de ouro: um grande túnel foi aberto desde a colina vizinha de Letná até o rio para abastecer com água o parque e seus novos lagos artificiais. Vários animais e plantas exóticas foram introduzidos ao parque. Um pouco mais longe encontra-se o « moinho do imperador » (čisaský mlýn), um prédio muito bonito desenhado pelo arquiteto da corte Giovanni Maria Fillippi, o qual servia como vila de descanso e centro de ourivesaria.

Outro pavilhão de repouso (chamado Šlechtovka) foi construído no final do século XVII na parte baixa do parque, não muito longe do Castelo de verão do governador. Sua sala principal estava decorada com um afresco magnífico que representava a Apolo em uma carreta, o qual também estava acompanhado por outras pinturas alegóricas de capitulos mitológicos do pintor Jan Jakub Stenifels. Reconstruído posteriormente em um estilo neo-gótico e convertido em um restaurante, o pavilhão foi abandonada logo depois de um incêndio.

Muito deteriorado durante o reinado de Maria Teresa (S. XVIII), o parque de Stromovka ganhou uma nova vida a princípios do século XIX, quando foi concebido como um parque inglês, e aberto ao público em 1804. Apesar dos danos causados pelas inundações de 2002, o parque foi pouco a pouco recuperando o seu encanto.

Durante a primavera e verão, poderá fazer passeios maravilhosos e picnics, e os visitantes mais desportistas podem desfrutar dos campos de ténis, das pistas de skate ou das rotas para montar a cavalo. São diversos os parques infantis, principalmente na parte alta do parque. No inverno, depois das primeiras nevadas, os lagos congelam e Stromovka transforma-se em um paraíso para as crianças, que descem as colinas de trenós ou patinam no gelo, jogando hockey improvisados.

Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3770
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.1066296   -   Lon : 14.418904399999974
N50° 6' 23.86656 "       E14° 25' 8.0558399999063"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Parque Stromovka (Praga)
Se conhece Parque Stromovka (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO