Praça da Ribeira (Porto)

Praça da Ribeira (Porto)
Porto . Porto . Portugal
 
Considerada uma das mais antigas praças da cidade, a Praça e o Cais da Ribeira já eram mencionados em cartas régias de 1389. De origem medieval, quando ali já existia uma grande actividade económica, devido à presença de um porto de rio, foi uma zona de intenso comércio, com tendas de venda e uma lota do peixe. Em 1491, houve um grande incêndio na zona, ao qual se sucedeu um processo de reconstrução, tendo-se optado por casas com colunas abertas sobre o rio e por lajear o piso da praça.

Situada num ponto fulcral para o desenvolvimento comercial, a Praça da Ribeira sempre mereceu a atenção das autoridades responsáveis pelo urbanismo e pela gestão da cidade, pelo que não podia passar desapercebida a João de Almada e Melo que, no século XVIII, a reformulou.

Originalmente o projecto contemplava uma praça rectangular fechada a nascente, sul e poente e aberta a norte para as ruas de São João e dos Mercadores. Do lado do rio (sul), nas Muralhas Fernandinas seriam abertos arcos para permitirem o acesso fácil ao cais e à Ponte das Barcas.

O plano almadino apenas foi concretizado nas frentes norte — com a monumental Fonte da Praça da Ribeira — e poente. A sul, a muralha acabou por ser derrubada em 1821 e a nascente, as construções medievais sobrevivem até hoje.

Na década de 1980 foram feitas intervenções arqueológicas no local pondo a descoberto, no centro da praça, um chafariz do século XVII. Reconstruído no seu local de origem, o chafariz foi coroado por uma peça escultórica da autoria de José Rodrigues, conhecida vulgarmente por ´´Cubo da Ribeira´´.

A 24 de Junho de 2000 foi inaugurada, no nicho da Fonte da Praça da Ribeira, uma estátua de São João Baptista, da autoria do escultor João Cutileiro.

A Praça da Ribeira é um largo histórico, localizado numa das zonas mais antigas e típicas da cidade do Porto, em Portugal.

Actualmente a Praça da Ribeira é um lugar de visita indispensável a quem passa pela cidade, dispondo de muitos espaços de animação nocturna, onde os jovens da cidade se encontram para longas noites de diversão.
Partilhado por: Jose Antonio Lopes Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4499
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.1406723   -   Lon : -8.612963400000012
N41° 8' 26.42028 "       W8° 36' 46.668240000043"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Praça da Ribeira (Porto)
Se conhece Praça da Ribeira (Porto) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO