Rio Danúbio (Viena)

Rio Danúbio (Viena)
Viena . Vienna (state) . Áustria
 
O Danúbio (em grego antigo, Ister) é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 quilômetros de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio (Romênia).

O rio passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de dez nações. As mais importantes cidades nas suas margens são Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Vukovar, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Brăila e Galaţi.

O Danúbio é uma importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 000 km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s.

O rio tem sua fonte na Floresta Negra, a 60 km a noroeste do lago Constança (alemão Bodensee), na Alemanha, a partir de dois pequenos ribeirões chamados Brigach e Breg, que se juntam em Donaueschingen (Alemanha) e são chamados Danúbio dali em diante. Atravessa em seguida o norte de Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungria do norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da Sérvia e Montenegro, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia, e também entra a Romênia e a Bulgária, antes de desaguar no mar Negro na Romênia, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.

O delta do Danúbio é uma região natural protegida na Romênia, principalmente na floresta Letea, de aspecto tropical. Está classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia se inquieta pelas repercussões no meio ambiente da construção do canal de Bystroe pela Ucrânia.

A Áustria tem 350 quilômetros do rio em seu território, colocando o país em sexto lugar entre os países ribeirinhos. Somente Vorarlberg faz parte da bacia do Reno (mar do Norte) e uma pequena parte do noroeste da Baixa Áustria. Poucos quilômetros após a cidade alemã de Passau é a fronteira entre a Alemanha ea Áustria, seguido pelo "loop Schlögen" onde o Danúbio faz um giro de 180°. Pouco mais de 70 quilômetros após a fronteira, o Danúbio atravessa Linz, a terceira maior cidade da Áustria. O rio passa por Mauthausen e Enns, onde fica o ponto mais profundo do Danúbio, na Áustria, em seguida, chega a 90 km de Melk.

Após isso, o rio passa por cima de quase 36 km no meio de um vale mais do Danúbio, o Wachau (listado como Património Mundial pela UNESCO), que se estende desde Durnstein para Krems. Já perto da fronteira com a Eslováquia, o Danúbio atravessa ainda a capital austríaca, Viena. A cidade tem o título de "cidade rio Danúbio", que divide esse estatuto com Belgrado e Budapeste. Para reduzir os efeitos negativos das inundações, o rio foi artificialmente regulado.

Os afluentes principais são os austríacos Inn (margem direita da fronteira alemã), o Aist (margem esquerda), o Traun (margem direita), o Enns (margem direita), o Ybbs (margem direita), o Traisen (margem direita), o Kamp (margem esquerda), a Viena (margem direita), o Schwechat (margem direita) e Leitha (margem direita), que historicamente foi importante porque serviu de fronteira com a Hungria até 1921.

Na Áustria, são onze usinas hidrelétricas .

Viena é também a sede da Comissão Internacional para a Protecção do Danúbio (Kommission Internacional zum Schutz der Donau, IKSD), fundada em 1998.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 6462
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 48.212334279490655   -   Lon : 16.378539204597473
N48° 12' 44.403406166358 "       E16° 22' 42.741136550903"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Rio Danúbio (Viena)
Se conhece Rio Danúbio (Viena) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO