Santuário de Nossa Senhora Dos Remédios

Santuário de Nossa Senhora Dos Remédios
Lamego . Viseu . Portugal
 
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios fica situado em Lamego no monte de Santo Estêvão, sendo uma das principais igrejas de peregrinação do país.
o santuário é actualmente parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfico.

A devoção popular no local remonta a uma capela, sob a invocação de Santo Estêvão, erguida em 1361.
No século XVI, ameaçando ruína, foi demolida (1568), iniciando-se a construção de um novo templo, por iniciativa do bispo de Lamego. Na nova ermida foi depositada uma imagem da Virgem com o Menino.
Com o passar do tempo, a devoção a Santo Estêvão diminuiu, substituída pela devoção à Virgem. A devoção dos que a ela recorriam em busca de alívio para as doenças deu origem, por sua vez, à devoção a Nossa Senhora dos Remédios.
O actual santuário foi principiado em 1750, e concluído apenas em 1905.

O templo apresenta, na sua fachada, traços do estilo barroco e rococó. A fachada é ladeada por torres sineiras. Na construção foi utilizada a pedra de granito.
No seu interior, destacam-se o altar-mor com a imagem da Nossa Senhora dos Remédios esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.
Os dois altares laterais são dedicados aos pais da virgem (São Joaquim e Santa Ana). Numa das paredes do santuário encontram-se painéis de azulejos com cenas da vida da Virgem.

No exterior, destaca-se o escadório monumental de acesso ao santuário, com 686 degraus, desenvolvendo-se em nove lances, ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos. Num desses patamares - o chamado "Pátio dos Reis" -, destacam-se as imagens de dezoito Reis de Israel, pertencentes à árvore genealógica da Virgem. Na base do escadório encontram-se quatro figuras alusivas às quatro estações do ano.
As suas festas tradicionais, decorrem anualmente de seis a oito de setembro.
Partilhado por: Antonio Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3429
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.091387   -   Lon : -7.816856
N41° 5' 28.9932 "       W7° 49' 0.68159999999989"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Santuário de Nossa Senhora Dos Remédios
Se conhece Santuário de Nossa Senhora Dos Remédios Deixe o seu comentario

  OBRIGADO