Catedral de Nossa Senhora da Glória (Valença)

Catedral de Nossa Senhora da Glória (Valença)
Valença . Rio de Janeiro . Brasil
 
Em substituição à capela dos índios Coroados, em 1820, deu-se início à construção, em pedra e cal, do corpo principal da igreja em estilo colonial. Anos mais tarde, 1857, através de concessões de loterias, o consistório e obras em talha da capela, são concluídos. Até 1871, o templo era despido de torre, existindo apenas um campanário em um ponto pequeno ao lado da igreja, desde então deu-se início a construção de duas torres que recebeu, uma delas, um relógio francês. Em 1917 além de reconstruídas as torres do templo que haviam sido demolidas por motivo de desabamento, a matriz de N. S. da Glória tem sua fachada remodelada adquirindo então elementos da arquitetura eclética, aspecto que ostenta atualmente.
A catedral de N. S. da Glória impõe-se à cidade do alto de uma ladeira, sendo alcançada por uma escadaria em cimento na fachada e de cantaria na lateral. Sua planta segue o esquema das igrejas do século XVIII, com nave central e dois corredores laterais. Atualmente sua fachada apresenta linhas ecléticas mescladas com o colonial e neoclássico. Internamente mantém suas características originais do neoclássico. As manifestações artísticas de maior interesse que se destacam são: A imagem de N. S. da Glória em madeira policromada feita na Europa em 1866, obras de talha da capela – mor e diversas outras imagens em madeira como a de São Miguel Arcanjo
Partilhado por: António Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 1575
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : -22.2405333333   -   Lon : -43.7004383333
S22° 14' 25.91999988 "       W43° 42' 1.5779998800003"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Catedral de Nossa Senhora da Glória (Valença)
Se conhece Catedral de Nossa Senhora da Glória (Valença) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO